segunda-feira, junho 16, 2008

O sistema de relacionamento global

A globalização surgiu com a necessidade humana de integrar-se a outros indivíduos, influenciando as relações comerciais, num âmbito mundial; sociais, com relação a comportamentos padrão a serem adotados; e intrapessoais, quanto a liberdade de escolher aqueles com quem seria interessante relacionar-se.
*
Divórcios e a redução de compromissos definitivos, como casamentos, são, no geral, as evidências de como o "verdadeiro amor" tem sido manipulado. Os estereótipos e a mídia mantêm as bases desse alto índice de falsas escolhas entre a população, através de distorções dos reais significados de um sentimento amoroso, que deveria ter o companheirismo, o respeito, a sinceridade e o carinho como os elos de um relacionamento.
*
Os exemplos sensacionalistas marcados pelos escândalos, traições, presentes caríssimos e paixões fulminantes, que nos são apresentados, incentivam para que se mantenha esse padrão de relação; garantindo um consumo confirmado desse tipo de "produto".
*
As peculiaridades culturais também tem sua parcela de culpa, mas não há como comparar com a desenfreada "unificação" incentivada pela globalização, o que leva as pessoas a adotar posturas atípicas de sua formação pessoal, muitas das vezes submetendo-se a solidão, por acreditarem ser incapazes de estabelecer um relacionamento de acordo com o molde aceito pela sociedade.
*
A falta de singularidade de pensamentos concretos com relação às demais pessoas é, talvez, a consequência mais atenuante desse mundo interligado. As dúvidas, o receio e a insegurança quanto ao outro formam barreiras, o que pode vir a culminar em uma sociedade desfalcada de emoções e repleta de relacionamentos previsíveis, num mundo sem escolhas ou opções.

Nenhum comentário: